Toda empresa sonha em ter uma longa lista de clientes satisfeitos. Imagine o sonho onde os clientes aguardam seus serviços ou produtos e ampliam seu número de funcionários. Mas como transformar esse sonho em realidade e transformar potenciais clientes em compradores fiéis?
Antes que os clientes possam desfrutar dos produtos ou serviços da sua empresa, eles precisam estar cientes do que você oferece e estar motivados para fazer uma compra. Alcançar o grupo-alvo certo é mais desafiador do que pode parecer. Cada segmento-alvo possui características e motivações diferentes para fazer algo. Portanto, é importante saber quem é o seu público-alvo e como alcançá-lo de forma eficaz. Neste artigo, compartilharemos algumas de nossas dicas mais valiosas para se tornar o melhor amigo de seu público-alvo e transformá-lo em clientes fiéis.
Mapeie seu público-alvo
Quem são as pessoas que você está almejando? Antes que sua empresa alcance estrategicamente o público-alvo, é importante ter uma imagem detalhada do seu público-alvo. Ao entender as características de seus potenciais clientes, sua empresa poderá implementar estratégias para atingir o público-alvo com sucesso. Você deve, portanto, começar mapeando seu público-alvo.
Dê a um de seus funcionários de marketing a tarefa de aprender o máximo possível sobre o grupo-alvo. Dê a ele ou ela a oportunidade de realizar pesquisas documentais ou principalmente pesquisas. Esse funcionário pode até entrevistar membros do seu grupo-alvo para aprender diretamente sobre seus valores e características. Isto não só ajudará a sua empresa a receber informações valiosas, mas também dará ao seu grupo-alvo uma impressão positiva da sua empresa. Mostra que a sua empresa valoriza os desejos do grupo-alvo. Após essas entrevistas, você e sua equipe poderão observar onde e como seus produtos ou serviços poderiam se encaixar na vida cotidiana do seu grupo-alvo.
Criar valor
O próximo fator importante a considerar é; Como os clientes vão se lembrar da sua empresa? Esta é uma pergunta que você deve se perguntar. O que torna sua empresa única? Ou por que eles deveriam comprar seus produtos? Os clientes só vão se lembrar da sua empresa porque você pode oferecer-lhes algo de valor. Nesta etapa, é importante criar uma declaração de valor e comunicar esse valor aos seus clientes. Ao definir uma proposta de valor forte, seus clientes terão um motivo para comprar seus produtos, pois você mostra a eles o que pode oferecer a eles.
É importante alinhar toda a comunicação com a declaração de valor que você criou. Na estratégia de comunicação, você pode, por exemplo, incluir uma campanha que compartilha em todos os canais de mídia social. Ao vincular todos os canais com a mesma declaração de valor, seus clientes verão que sua empresa se preocupa legitimamente com sua apresentação e, portanto, com os serviços. Além disso, é importante implementar uma programação regular de postagens para manter o interesse de seus clientes em segui-lo nas redes sociais. Até hoje, muitas empresas subestimam o poder das redes sociais. As redes sociais podem ser a chave para o sucesso!
Mantenha contato
O aspecto final, mas talvez o mais importante, de se tornar amigo de seus clientes é manter o relacionamento. Você terá que encarar o relacionamento com seus clientes como a forma como você mantém amigos no seu dia a dia; vocês mantêm contato um com o outro. Os clientes provavelmente não entrarão em contato com sua empresa, então você tem a responsabilidade de manter contato com eles. É tudo uma questão de oferecer um bom atendimento e atendimento ao cliente.
Depois que alguém compra seu produto, você deseja que ele volte até você e compre o produto novamente. Uma maneira inteligente e relativamente fácil de fazer isso é enviar e-mails em massa. Depois que alguém fizer uma compra online, você deve pedir consentimento ao cliente para manter seu endereço de e-mail. Sua empresa poderia enviar e-mails em massa do Gmail para alcançar todos os clientes com um clique. Esses e-mails podem ser newsletters ou códigos de desconto interessantes para seus clientes.
Ao compartilhar e-mails ou mensagens informativas, os clientes criarão um sentimento pela marca que, esperançosamente, se transformará em fidelidade à marca.